quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Apresentação do Trabalho de Lucas Turino Silva no 21º EAIC, em Maringá







INVERSÃO DA 
COMPREENSÃO

Lucas Turino Silva (PROART-UEL), Aguinaldo Moreira de Souza (Orientador), e-mail: guidanca@yahoo.com.br.

Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Educação Comunicação e Arte/Londrina, PR.

Área e subárea do conhecimento conforme tabela do CNPq

Palavras-chave: parada de mão, inversão do eixo, criação.

Resumo:

No desenvolvimento da presente pesquisa foram realizados exercícios de inversão do eixo no intuito de construir uma cena partindo das sensações geradas pelo movimento (alterações na visão, audição, pressão sanguínea).

Introdução

O impulso para a minha pesquisa se deu no meu primeiro ano de Artes Cênicas na Universidade Estadual de Londrina (UEL) no projeto: “Treinamento técnico e sistematização de processos de trabalho do ator”, coordenado pelo professor doutor Aguinaldo Moreira de Souza.
No primeiro ano de minha participação no projeto os alunos tiveram contato, entre outras coisas, com acrobacias de solo, e estas eram usadas para adquirir força, agilidade e trabalhar alguns pontos específicos do exercício corporal, que variam de acordo com a acrobacia utilizada.

Os exercícios físicos de treinamento permitem desenvolver um novo comportamento, um novo modo de se movimentar, de atuar e reagir: assim se adquire uma habilidade específica [...] A ponte entre o físico e o mental provoca uma ligeira mudança de consciência, que permite vencer a inércia, a monotonia e a repetição. (BARBA, 1995, p.58)

Chamou-me a atenção o uso de acrobacias no trabalho corporal do ator, por estes ampliarem a disponibilidade corporal e, principalmente, por buscarem a preparação de um corpo extracotidiano, dilatado e “pronto para”, como dizia a minha professora do primeiro ano Ceres Vittori (este “estado”, dizia ela, vinha de uma preparação e de uma atenção diferenciada conseguida através de trabalho).
Comecei, então, a buscar conhecer um pouco mais sobre o como e porquê fazer acrobacias. Esta prática é usada para possibilitar uma forma de “pensamento em ação” e criar uma consciência e um raciocínio corporal.
Eugenio Barba usa exercícios de acrobacias para desenvolver nos atores confiança, precisão, capacidade de pensar integralmente e a capacidade de adaptar-se continuamente à situação que surge.


Materiais e métodos

Durante o processo de construção da cena eu pesquisei varias coisas diferentes. No âmbito teórico eu fui atrás de poesias como a O Segundo que me Vigia.
Para amparar meus estudos eu busquei também referencias teóricas que me embasassem em meus estudos e meus experimentos, e encontrei livros sobre coordenação motora, acrobacias e livros de teatrólogos que trabalham cm isso, como o Eugenio Barba.

Resultados e Discussão

Como resultado é possível apresentar uma cena construída a partir de sensações analisadas em um momento de sustentação do corpo fora do eixo, na posição da parada de mão.
Esta cena já sofreu várias alterações por novas indicações do meu orientador e diretor.
A cena construída faz parte do espetáculo Viés da Cia L2

Conclusões

Ao final deste processo de pesquisa foi possível concluir que exercícios que mexem com o labirinto e tiram o equilíbrio podem ser usado como exercícios de base para a construção de uma cena por gerarem um estado extracotidiano apresentando alterações corporais e mentais.
            Concluo a pesquisa iniciada em agosto de 2011 com a apresentação do espetáculo Viés no qual esta inserida uma cena construída por mim a partir do estudo de equilíbrio invertido.

Agradecimentos

Agradeço ao Aguinaldo Moreira de Souza que me orientou com paciência e destreza.

Referências:

BARBA, Eugênio. “O Treinamento”. In:______. ALÉM DAS ILHAS FLUTUANTES; tradução de Luis Otávio Burnier. Campinas: Editora da UNICAMP, 1991.
            ______.; SAVARESE, Nicola. A ARTE SECRETA DO ATOR. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.
MAGGIL, Richard A. “Capítulo 3”. In:______ . APRENDIZAGEM MOTORA. São Paulo: E.Blucher, 1986.
SANTOS, José Carlos Eustáquio dos. MANUAL DE GINÁSTICA OLIMPICA; ilustração de Aureliano Borges do Carmo; fotografias de Nilton Fernandes Coelho. 2. ed., Rio de Janeiro: Sprint, 1985.
GROTOWSKI, Jerzy. EM BUSCA DE UM TEATRO POBRE; tradução de Aldomar Conrado. Brasil: Civilização Brasileira, [s/d].

Insira as referências de acordo com o tipo de publicação e conforme indicado nas normas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário