quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Apresentação do Trabalho de Fabio Pimenta no 21º EAIC em Maringá








A UTILIZAÇÃO DE SONHOS COMO ESTÍMULO PARA A COMPOSIÇÃO DE CENAS

Fabio de Almeida Pimenta (PROART/UEL), Aguinaldo Moreira de Souza (Orientador), e-mail: fabio.fabio.fabio@hotmail.com

Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Música e Teatro  CECA - MUT
Artes – Teatro 

Palavras-chave: Treinamento de ator, sonhos, surrealismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo teórico e prático que investigasse possibilidades de utilização dos sonhos como estímulo para a criação cênica. Este processo se desenrolou junto ao curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina – UEL e ao treinamento diário proposto pelo projeto de pesquisa treinamento técnico e sistematização de processos de trabalho de ator coordenado por Aguinaldo de Souza. O cronograma da pesquisa incluiu períodos de registros de imagens e episódios que possam ser resgatados dos possíveis sonhos do próprio artísta pesquisador. Participação na composição da demonstração de trabalho “Sonhos” coordenada por Margarida Vine em 2011 junto aos alunos do 2ºano de Artes Cênicas; e sessões de trabalhos de dez horas semanais referentes: a pesquisa bibliográfica, estágios de observação e relatórios sobre as atividades. Procurei concretizar registro dos materiais,  reflexões e práticas como resultantes da pesquisa.

Introdução

Vasily Toporkov ao ser dirigido por Stanislavski, escreve: “[...] hay que partir en primer término de sí mismo, de sus cualidades personales; en segundo término, siguiendo la leyes creadoras; y em el tercero, subordinando su próprio yo a la lógica de outra persona, [...]” (TOPORKOV, 1961, p.170)
A partir desta colocação, considero que todo papel representado por um ator será a soma da individualidade dele, com as situações propostas pela representação.  Então, suponho que o ator tem a acrescentar, enquanto individualidade, uma bagagem técnica e outra pessoal. Enquanto técnica, ele carregará para o momento da cena tudo o quanto investigou, em teoria e prática. O ator é um ator diferente de acordo com os princípios técnicos e conceitos teatrais que domina. Quanto a bagagem pessoal tem-se, por exemplo, o seu contato com as diferentes formas de arte. A apreciação destas pode agregar (à complexidade do ator) uma carga de conhecimento que será refletida em seu trabalho. Não se trata de conhecimento técnico, são vivências significativas para o desenvolvimento do artista. Há desenvolvimento proporcionado pela contemplação da música, das artes plasticas e do teatro. Neste contexto, presumo que ao fazer um registro pessoal de sonhos, um espaço é criado na memória e surgem possibilidades criativas a partir da retomada deste material. A exemplo da apreciação da arte, registrar os sonhos agregaria à pessoalidade do ator um material que não seria agregado se não através desta ação. Pretende-se que este material se torne presente e, podendo ser relembrado, seja uma rica fonte de estímulos criação cênica. 

Materiais e métodos

Como primeira etapa da pesquisa foi preciso agregar materiais referentes ao objeto da pesquisa, ou seja, os sonhos. Para tal criou-se o costume de um diário de sonhos. Este, recebia todas as manhãs, anotações sobre o que havia sido vivenciado durante o sono. Tive como referência da utilização dos sonhos em processos artísticos, o movimento Surrealista. Assim, outra ação desta primeira etapa da pesquisa foi um levantamento bibliográfico, leitura e fichamento de livros sobre o Surrealismo. Além disso foram realizadas sessões de uma adaptação do jogo Cadavre Exquis, da qual também surgiram materiais. Acerca das relações entre os sonhos e este movimento, cita-se Ceres Fernandes no livro “Surrealismo e loucura”: “Freud já afirmava que o mundo onírico dos sonhos se expressa de forma poética.” (FERNANDES, 2008, p.47). Através da mesma autora sabe-se que os surrealistas se interessaram pelos sonhos como estímulo criativo e não como material de significado psicanalítico. E ainda no mesmo o livro: “[...] tanto Freud quanto Lacan, já afirmam que os sonhos se apresentam por si sós como linguagem. Eles inclusive contém recursos semânticos e sintáticos tais quais os da poesia […] bem como os poetas incluem racionalmente em suas criações poéticas.” (FERNANDES, 2008, p.49 )
Já no livro “SURREALISMO” de Marilda Vasconcelos encontra-se: “Cinema e sonho exprimem através de imagens, o conteúdo latente da vida.” (VASCONCELOS, 1986, p.27) e “No ato da criação, o poeta incorpora, simultaneamente, os domínios do sonho do mágico e do maravilhoso. […] “todos são videntes” […] “o Surrealismo está ao alcance de todos os inconscientes.” (VASCONCELOS, 1986, p.42) A mesma autora ainda irá falar especificamente sobre a prática de anotar os sonhos: “Outra prática surrealista é a anotação dos sonhos, logo ao despertar. Todos nós sabemos que a teia das imagens se esgarça ao vislumbre da lucidez, o que torna difícil sua transcrição. […]”(VASCONCELOS, 1986, p.47) E ela complementa: “Cabe aos poetas operarem a síntese entre sonho e realidade e essa síntese é tanto de ordem poética como prática.”(VASCONCELOS, 1986, p.47)
A partir do diário de sonhos e da pesquisa em torno do Surrealismo, foi possível traçar uma tabela com algumas características recorrentes nos sonhos registrados e possíveis transposições para a cena.
Quando foi realizado o trabalho coordenado por Margarida Vine este panorama já estava estabelecido. Deste quadro foram tomados os princípios a serem investigados. Pude aliar minha participação neste trabalho com a pesquisa de iniciação artística. O título da demostração e a opção por trabalhar sobre este tema foi uma conveniente coincidência. Duas cenas em especial foram objetos deste estudo. A que iniciava a peça colocava uma fileira de atores andando de forma organizada porém sinuosa. Era como se eles tivesse um caminho definido, mas não tivessem controle de seus corpos. Nas duas laterais entram atores com tambores tocando-os de forma irreal, não conseguindo atingi-los com as mão e reproduzindo seu som com a boca. A outra cena traz a realização de uma partitura improvisada simultaneamente a contação de  sonhos aleatórios conforme eles vem à mente. Nestes dois momentos da demonstração de trabalho foram propostas aplicações de aspectos listados que refletem os estudo sobre o Surrealismo e sobre o registro dos sonhos em um diário.




Resultados e Discussão

A analise posterior desta pesquisa a coloca no mínimo como um processo incompleto. Surgiram poucos resultados práticos específicamente a partir desta, no entanto toda ela implementa a minha formação como ator. E mais restritamente ela refletiu nos trabalhos realizados concomitantemente. Isso inclui a demonstração de trabalho “Sonhos”, e o espetáculo “Viés” apresentado pela CIA.L2. Nestes, sempre que possível o estudo dos sonhos era trazido para as partituras corporais realizadas. Considero que é possível definir os sonhos como um material rico para as Artes Cênicas. Um material pessoal e também que solicita princípios técnicos. Este material pode ir para a cena como estímulo em diferentes níveis.

Conclusões

Mesmo ciente de que esta investigação tem mais o que gerar além do que foi trazido à tona neste um ano de pesquisa, ela se conclui sem serem desconsideradas as poucas elucidações obtidas. Muita coisa foi lida, tem-se bastante material em forma de fichamento e anotações. Isto que se recolheu comprova que existe uma serie de possibilidades de utilização dos sonhos como subsídio para a criação cênica. Por outro lado, também fica claro que para colher daí, resultados teóricos e práticos mais relevantes seria preciso mais tempo de estudo.

Agradecimentos

Agradeço ao Prof. Dr. Aguinaldo Moreira de Souza e a Cia.L2 pela rotina de pesquisa que partilhamos diariamente.

Referências
FERNANDES, C. C. Surrealismo & Loucura e outros ensaios. São Luís: Gráfica Aquarela, 2008.
REBOUÇAS, M. de V. Surrealismo. São Paulo: Ática, 1986.
TOPORKOV, V. Tartufo: Charla preliminar y comienzo de los trabajos praticos. In: TOPORKOV, Vasily. Stanislavsky dirige. Argentina: Faberman, 1961, p. 163-231.                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário