quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EAIC - Apresentação de trabalho de Antonio Rodrigues


XX Encontro Anual de Iniciação Científica – EAIC
X Encontro de Pesquisa - EPUEPG






Anais do XX EAIC – 20 a 22 de outubro de 2011, UEPG, Ponta Grossa –PR.
ISSN:1676-0018 http://eventos.uepg.br/eaic/portal/
TREINAMENTO TÉCNICO SISTEMATIZADO: O PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO CONCEITUAL E FÍSICA DE UM CORPO CÊNICO.
Antonio Marcelino Vicenti Rodrigues (FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA/INCLUSÃO SOCIAL-UEL), (Orientador: Profº. Dr. Aguinaldo Moreira de Souza), e-mail: rodrigues_amv@hotmail.com
Universidade Estadual de Londrina/Centro de Educação, Comunicação e Artes/Departamento de Música e Teatro, Londrina-PR.
Área: Linguística, Letras e Artes / Sub-área: Artes
Palavras-chave:Técnica Klauss Vianna, Processo dos vetores, Estruturação corporal.
Resumo
Este trabalho tem como propósito a pesquisa de meios de se estruturar um corpo visando a consciência corporal para o trabalho cênico e a estruturação de uma fisicalidade que permita ao corpo tornar-se disponível para o trabalho da cena através da prática diária de um treinamento técnico sistematizado. Através de meios práticos, servindo-se do treinamento proposto pelo Profº. Dr. Aguinaldo Moreira de Souza, em que são trabalhadas dinâmicas de alongamento e fortalecimento como um meio de estruturação corporal; pela sistematização do “processo dos vetores”, feita por Jussara Corrêa Miller acerca da Técnica Klauss Vianna e por conceitos tratados pelo próprio Klauss Vianna acerca do trabalho com a conscientização corporal, registra-se nesse texto o resultado dessas experiências, as quais oferecem subsídios para a estruturação de um corpo disponível ao trabalho de se expressar extracotidianamente através do movimento.
Introdução
A partir da formação da pedagogia teatral do século XX, o espaço para o ator se preparar e trabalhar sobre si mesmo anteriormente a cena tornou-se essencial, é um lugar onde este articula e descobre suas potencialidades físicas e psíquicas para que estas estejam expandidas e conscientes para o momento de criação, para o momento de realização da cena. Partindo desses princípios, a presente pesquisa foi desenvolvida durante os anos de 2010 e 2011 no projeto de pesquisa “Treinamento técnico e sistematização de processos de trabalho do ator”, coordenado pelo Profº. Dr. Aguinaldo Moreira de Souza. Complementando e associando as dinâmicas de treinamento propostas por Aguinaldo com processo dos vetores – por
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vetores, entenda-se pontos ósseos do corpo que ao serem corretamente direcionados acionam musculaturas específicas, funcionando como alavancas ósseas numa ação organizada que dirige e determina o movimento (MILLER, 2007, p.75-76) -, elaborado por Jussara Corrêa Miller acerca da Técnica Klauss Vianna e por conceitos do próprio Klauss Vianna acerca da conscientização corporal, essa pesquisa aponta meios de se estruturar um corpo voltado para o trabalho da cena.
Materiais e métodos
A estruturação corporal a partir do processo dos vetores
Na técnica Klauss Vianna o trabalho de alinhamento ósseo é feito de baixo para cima, começando nos pés e terminando na cabeça. Como afirma Jussara Miller, nesse processo são observados:
(...) os apoios do pé e como estes interferem em toda a estrutura de equilíbrio, sustentação e locomoção. O contato dos pés com o chão interfere na posição dos joelhos, da bacia, do tronco e da cabeça. (...) os pés [são] a base e a raiz da grande “arvore humana”. (MILLER, 2007, p. 74)
Como aponta Klauss Vianna, o ato de observar e investigar o andar muda todas as relações que as partes do corpo têm umas com as outras. O ato de andar com a melhor percepção do triangulo do pé, distribuir melhor o peso do corpo sobre os mesmos (calcanhares, metatarsos e dedos) e alinhá-los paralelamente, faz com que a posição dos joelhos e do quadril seja alterada, dando mais base ao corpo. A melhor estruturação da base do corpo altera a colocação do tronco sobre as pernas, que consequentemente altera a posição da cabeça em relação ao tronco. (VIANNA, 2008, p.119) Esse é o começo da estruturação do eixo global.
Jussara Miller, com base na Técnica Klauss Vianna, elaborou um sistema constituído de oito vetores, em que, o trabalho de estruturação sobre os mesmos faz com que se constitua uma unidade corporal integra, sendo corrigido o que foi “impresso” no corpo ao longo da vida por meio de maus hábitos; em suma, isto é uma forma de se alcançar a estruturação do eixo global, o qual proporciona ao corpo melhor unidade corporal dando-o condições concretas de se expressar através do movimento, o corpo torna-se disponível ao movimento.
O eixo global é a “integração do corpo com a gravidade na conquista de equilíbrio” (MILLER, 2007, p. 73), o corpo reorganiza sua estrutura óssea e a dosagem do tônus muscular para a realização das mais variadas atividades, ficando dessa forma mais sensibilizado e consciente de sua relação com o espaço. Através do trabalho de abertura dos espaços entre as articulações o esqueleto começa a ganhar uma dimensão de suporte do
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corpo como um todo, as relações entre as partes do corpo tornam-se conscientes e integras, é possível através dessa melhor sensibilidade corporal detectar com mais facilidade os pontos de tensões, podendo assim, eliminá-los. (MILLER, 2007, p. 64) No entanto, como afirma Klauss Vianna, a tensão é necessária, pois é a partir dela que o corpo permanece em pé, se sustenta, porém, o que acontece é que há uma carga de tensão maior do que a que o corpo necessita para realizar suas atividades. (VIANNA, 2008, p. 106) Sua técnica serve-se do pressuposto de eliminar esses pontos de tensão que constrangem o movimento através do relaxamento das articulações; com a eliminação desses pontos o corpo começa a voltar ao fluxo natural da vida, o que o possibilita uma maior disponibilidade e espontaneidade para o movimento.
Resultados e Discussão
Observa-se para tanto, que após um ano e meio de os atores-pesquisadores do projeto de pesquisa “Treinamento técnico e sistematização de processos de trabalho do ator” estarem submetidos a um treinamento que visa o conhecimento e a estruturação corporal, o que se tem é a conquista de um corpo forte e maleável, disponível para o trabalho físico da cena; com isso há uma base para se começar o trabalho com teatro.
No caso do processo dos vetores há o direcionamento ósseo, em que o artista reconhece em seu corpo a reestruturação de suas alavancas naturais, as quais foram desestruturadas por maus hábitos da vida cotidiana. O direcionamento ósseo permite ao corpo do ator a estruturação do eixo global, este reorganiza a estrutura anatômica do corpo e a dosagem de tônus muscular para a realização de atividades tanto em sala quanto no dia-a-dia.
No trabalho de conhecer-se a si mesmo, há o reconhecimento dos desejos e impulsos mais primitivos de nosso ser, havendo o reconhecimento e compreensão desses “impulsos”, os quais na maioria das vezes são revestidos e escondidos por máscaras que assumimos na vida cotidiana, o que se tem é uma reestruturação conceitual acerca do mundo e da vida. Aqui se tem o corpo enquanto existência mais profunda; a dignificação do ser e o bem estar com sigo mesmo passam a ter lugar primordial na vida de quem se submete a um trabalho como este, pois como aponta Klauss Vianna esse trabalho é uma opção de vida.
Conclusões
Com a prática diária de um treinamento técnico sistematizado voltado para a estruturação de um corpo cênico, o que se obtêm são condições que possibilitam ao corpo se expressar através do movimento. O treinamento
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