Treinamento Técnico e Sistematização de Processos do Trabalho de Ator -
Aguinaldo Moreira de Souza
Iniciando em novembro de 2005, com o projeto de
pesquisa intitulado “Indícios do corpo
pós-moderno: pesquisa de observação e treinamento prático para um corpo cênico
extracotidiano”, o projeto existe com o grupo de teatro Universitário da Universidade Estadual de Londrina, através
de cadastro na Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e no Departamento de
Música e Teatro.
Encerrado
em outubro de 2008, as pesquisas desenvolvidas ao longo dos três anos amadureceram
e foram teorizadas em um livro (publicação em andamento) na tentativa de expor
mais uma vez que: a arte e o trabalho do ator devem compartilhar estantes e
espaços em órgãos de apoio à pesquisa.
Em
2009, uma nova formulação recolocou o projeto e abarcou os novos experimentos
do grupo, na pesquisa “Treinamento
técnico e sistematização de processos de trabalho do ator”. Desenvolveu,
desde 2005 até hoje, pesquisas teóricas e pesquisas práticas que resultaram em
espetáculos, artigos publicados e Trabalhos de Conclusão de Curso.
Os
espetáculos criados desde o inicio deste projeto, ocorreram em temporadas de 9 a 12 apresentações e participaram de
eventos como: o Festival de Dança de Londrina e o Festival Internacional de
Teatro de Londrina.
A continuidade dessa pesquisa pelo coordenador Aguinaldo de Souza iniciada em 2010 e dada continuidade neste ano, com a CIA L2, têm como integrantes, colaboradores externos e alunos da Universidade Estadual de Londrina.
SÍNTESE DOS
ESPETÁCULOS:
Dois atores. Dois textos. Platéia.
Lembranças de morte e vida. Uma pergunta:
Quando é que você fica mais triste, quando você chora ou quando fica em silêncio?”
Quando é que você fica mais triste, quando você chora ou quando fica em silêncio?”
Sinopse: Estudo de elementos da recordação e da lembrança
pessoal como contribuição para a construção da dramaturgia do espetáculo. Com
base em improvisações e construção de partituras, os atores comparam trechos de
literatura dramática a experiências de suas próprias vidas. Depois do
treinamento corporal, no qual o corpo do ator atinge “um estado de aquecimento
e criatividade”, instala-se o processo de improvisação, na qual as lembranças
da experiência de comparação do texto dramatúrgico com a recordação pessoal
surgem espontaneamente e são incorporadas ao roteiro de ações e situações.
Atores pesquisadores: Aguinaldo de Souza, Alexandre Manchini Jr, Heitor Soares Jr
(12 Apresentações realizadas na
Casa de Cultura da Uel; 09 apresentações na Jornada SESC de Artes Cênicas.
Participação na Mostra de Teatro e circo de Londrina).
Cicatriz – 2007 Exercício cênico a partir da leitura das marcas corporais (cicatrizes) como mensagens do corpo: cicatriz-acidental; cicatriz voluntária; cicatriz-lembrança; cicatriz metáfora.
Realização: projeto de pesquisa indícios do corpo pós-moderno mut/ceca-uel
Pró reitoria de pesquisa e pós graduação - uel
Atores pesquisadores: Diego Trevisan; Fábio Valério; Heitor Soares jr; Letícia de Souza; Roger Valença.
Coordenação da pesquisa: Aguinaldo de Souza
Iluminação:o grupo
Fotos: Thais D'Abronzo; Marcos Paulo; Edson Godinho
(09 apresentações
realizadas na Jornada de Artes Cênicas do SESC Londrina, 01 demosntração de
trabalho na Casa de Cultura da UEL, e no Curso de artes Cênicas da UEL).
CIA L2 : Modus Operandi Modus Vivendi; Viés.
Ana Karina Barbieri; Aguinaldo Moreira de Souza; Antonio Rodrigues; Fábio Pimenta; Isabella Amaral Soares; Jussara Ruas; Lucas Manfré; Lucas Turino; Luiza Abi Saab; Mileine Machado; Mônica Bernardes; Raoni Carricondo Leite; Rafael Garcia; Samara Azevedo.
Ana Karina Barbieri; Aguinaldo Moreira de Souza; Antonio Rodrigues; Fábio Pimenta; Isabella Amaral Soares; Jussara Ruas; Lucas Manfré; Lucas Turino; Luiza Abi Saab; Mileine Machado; Mônica Bernardes; Raoni Carricondo Leite; Rafael Garcia; Samara Azevedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário