domingo, 16 de outubro de 2011




Treinamento Técnico e Sistematização de Processos do Trabalho de Ator - 

Aguinaldo Moreira de Souza

              Iniciando em novembro de 2005, com o projeto de pesquisa intitulado “Indícios do corpo pós-moderno: pesquisa de observação e treinamento prático para um corpo cênico extracotidiano”, o projeto existe com o grupo de teatro Universitário da Universidade Estadual de Londrina, através de cadastro na Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação e no Departamento de Música e Teatro.
                Encerrado em outubro de 2008, as pesquisas desenvolvidas ao longo dos três anos amadureceram e foram teorizadas em um livro (publicação em andamento) na tentativa de expor mais uma vez que: a arte e o trabalho do ator devem compartilhar estantes e espaços em órgãos de apoio à pesquisa.
                Em 2009, uma nova formulação recolocou o projeto e abarcou os novos experimentos do grupo, na pesquisa “Treinamento técnico e sistematização de processos de trabalho do ator”. Desenvolveu, desde 2005 até hoje, pesquisas teóricas e pesquisas práticas que resultaram em espetáculos, artigos publicados e Trabalhos de Conclusão de Curso.
                Os espetáculos criados desde o inicio deste projeto, ocorreram em temporadas de 9 a 12 apresentações e participaram de eventos como: o Festival de Dança de Londrina e o Festival Internacional de Teatro de Londrina.
             A continuidade dessa pesquisa pelo coordenador Aguinaldo de Souza iniciada em 2010 e dada continuidade neste ano, com a CIA L2, têm como integrantes, colaboradores externos e alunos da Universidade Estadual de Londrina. 
    SÍNTESE DOS ESPETÁCULOS:
     Silêncio – 2006 “Dois homens. Dois meninos. A morte do pai e as lembranças de uma família que parece não mais existir.
    Dois atores. Dois textos. Platéia. Lembranças de morte e vida. Uma pergunta:
    Quando é que você fica mais triste, quando você chora ou quando fica em silêncio?”
    Sinopse: Estudo de elementos da recordação e da lembrança pessoal como contribuição para a construção da dramaturgia do espetáculo. Com base em improvisações e construção de partituras, os atores comparam trechos de literatura dramática a experiências de suas próprias vidas. Depois do treinamento corporal, no qual o corpo do ator atinge “um estado de aquecimento e criatividade”, instala-se o processo de improvisação, na qual as lembranças da experiência de comparação do texto dramatúrgico com a recordação pessoal surgem espontaneamente e são incorporadas ao roteiro de ações e situações.

    Atores pesquisadores: Aguinaldo de Souza, Alexandre Manchini Jr, Heitor Soares Jr
    (12 Apresentações realizadas na Casa de Cultura da Uel; 09 apresentações na Jornada SESC de Artes Cênicas. Participação na Mostra de Teatro e circo de Londrina).
    Cicatriz –  2007 Exercício cênico a partir da leitura das marcas corporais (cicatrizes) como mensagens do corpo: cicatriz-acidental; cicatriz voluntária; cicatriz-lembrança; cicatriz metáfora.
    Realização: projeto de pesquisa indícios do corpo pós-moderno mut/ceca-uel
    Pró reitoria de pesquisa e pós graduação - uel
    Atores pesquisadores: Diego Trevisan; Fábio Valério; Heitor Soares jr; Letícia de Souza; Roger Valença.
    Coordenação da pesquisa: Aguinaldo de Souza
    Iluminação:o grupo
    Fotos: Thais D'Abronzo; Marcos Paulo; Edson Godinho
    (09 apresentações realizadas na Jornada de Artes Cênicas do SESC Londrina, 01 demosntração de trabalho na Casa de Cultura da UEL, e no Curso de artes Cênicas da UEL).
    CIA L2 : Modus Operandi Modus Vivendi; Viés.


     Ana Karina Barbieri; Aguinaldo Moreira de Souza; Antonio Rodrigues; Fábio Pimenta;  Isabella Amaral Soares; Jussara Ruas; Lucas Manfré; Lucas Turino; Luiza Abi Saab; Mileine Machado; Mônica Bernardes; Raoni Carricondo Leite; Rafael Garcia; Samara Azevedo.


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário