quarta-feira, 25 de julho de 2012

FESTIVAL DE TEATRO DE MARINGÁ http://festivaldeteatrodemaringa.blogspot.com.br/p/entrevistas.html


VIÉS

  • Viés londrinense

  • Ana Luiza Verzola
A Companhia L2, de Londrina, apresenta o espetáculo "Viés", a partir das 20h30 no Teatro Barracão., dentro do Festival de Teatro de Maringá. São 12 quadros apresentados como reinvenção do movimento e que se valem de recursos coreográficos para expressar dúvidas e reflexões. 
Edição impressa de Sábado, 16 de Junho de 2012. 




Os textos são feitos à base de trechos da literatura e falas coletadas do próprio cotidiano dos integrantes do grupo. A classificação é para maiores de 14 anos e a entrada é gratuita.

O espetáculo londrinense, de aproximadamente 120 minutos, originou-se de um trabalho de pesquisa coordenado pelo professor Aguinaldo Moreira de Souza, também diretor de "Viés". A proposta do projeto era desencadear um treinamento diário voltado para as sensações, possibilitando, inicialmente, experimentar a privação voluntária da visão em diversas situações.
Mariana Cazaroli

"Viés", da companhia L2 de Londrina, é resultado de um trabalho voltado para acadêmicos de Artes Cênicas e visa explorar as habilidades dos atores quanto à percepção








O propósito foi estendido às percepções cotidianas, e daí nasceram as cenas baseadas nesse um ano de estudo – que foi concluído em julho do ano passado.

A Companhia L2 já apresentou dois espetáculos nessa linha e mantém uma rotina de duas horas de ensaios diários. O grupo é formado por estudantes de Artes Cênicas e atores já formados, totalizando 11 integrantes.

A atriz Samara Azevedo é uma das que já se formaram e permanecem ligadas à L2. O primeiro contato que ela teve com as atividades foi por conta do trabalho de conclusão de curso que desenvolvia no início do ano passado. "Acabei ficando pela proposta, que é sempre criar mais habilidades para o ator", diz.

As falas do espetáculo são retiradas de notícias e artigos de jornais, de obras de Clarice Lispector, de depoimentos colhidos de pessoas diversas e principalmente da própria vivência de cada ator. E algumas falas surgem de improviso durante o espetáculo.

"O professor [Aguinaldo Moreira de Souza] pede alguns materiais que provoquem determinados estímulos nas pessoas, e nós levamos isso e às vezes improvisamos em cena", diz Samara. O que motiva a continuação do trabalho é fugir do lugar comum. "É um campo de quebra de hábitos cotidianos. Passamos a entender o corpo e o tempo de outra maneira", observa.

O espetáculo será encenado mais duas vezes em Maringá. Dentro do Festival de Teatro, além de hoje a noite, a próxima apresentação será na quarta-feira que vem, dia 13. Depois, no dia 20 de junho, "Viés" será a atração do Convite à Dança. Todas as apresentações acontecerão no Teatro Barracão, sempre às 20h30, com entrada franca.

Segundo Pedro Ochôa, um dos organizadores do evento, nem a chuva tem atrapalhado as apresentações abertas. "Nós ficamos com medo de que a chuva da apresentação na praça atrapalhasse, mas só choveu no final", conta.
ENTRADA FRANCA

Espetáculo: Viés
Grupo: Cia L2
Horário: 20h30
Local: Teatro Barracão
Entrada gratuita
Diariamente, a cidade é palco para encenações de companhias – todas vindas de fora – e o público tem surpreendido. "Os espetáculos estão lotando, a receptividade está sendo bastante positiva", comemora Ochôa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário