domingo, 18 de março de 2012

Figurinos para a a peça Viés, criação de Jefferson Mendes

















            Jeferson Mendes cursa Artes Cênicas (UEL) e desenvolve sua pesquisa a partir do figurino em cena sob o corpo do ator, das imagens criadas dessa comunhão com a indumentária partir das movimentações corporais em e seus efeitos de cor e textura.
            Fundamentando seu trabalho na criatividade e nas mais inusitadas possibilidades de obter o efeito desejado. A  concepção dos figurinos permeia os materiais mais diversos, muitas vezes avessos ao cotidiano da moda como papel e materiais orgânicos.
            No trabalho realizado para a concepção do figurino da peça Relicários, encenada pelos formandos de 2011 foi explorado a singularidade de cada personagem dentro do universo permeado por cada um deles, atribuindo cor, forma e textura à personalidade psicológica dos habitantes daquela realidade. Os figurinos representavam a estagnação e a transformação dos personagens presos a sua loucura, foram utilizados tecidos floridos e rendas com referencia a uma idéia de  enxoval de vovó envelhecidos pelo tempo.
          Já no espetáculo Viés, a liberdade da dança enquanto espaço-tempo permitiu uma maior possibilidade na criação. O objetivo foi pontuar as movimentações dos bailarinos, esconder e revelar as partes do corpo de forma que se harmonizasse em cena a indumentária com a proposta técnica do trabalho.
          A proposta foi a transformação a partir do clássico, propondo a desconstrução do tailleur  para a concepção de uma nova imagem, moderna e dinamizando a vanguarda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário